Make your own free website on Tripod.com

....

O clube

Principal
Página nova
O clube
Equipes
Agenda 2005
Foto galeria
Terceiro Tempo
Links
Estadual de 10 a side - ADULTO 2005
Brasileiro Juvenil 2005
Wheelchair Rugby
Apoio & Patrocínio
Contatos
Livro de visitas

                      RUGBY, MAIS QUE UM ESPORTE,
                            UMA FILOSOFIA DE VIDA!!
                                                      

Um pouco de História...

   O VILA REAL RUGBY, como clube, começou a existir com o inicio dos seus treinamentos no dia 13 dezembro de 2003, com treinos aos sábados na praia de Icaraí (depois em São Francisco), no entanto, nossa história remonta ao começo do ano de 2002.

    No Fim do ano de 2001, o NITERÓI RUGBY, dentro de sua política de renovação de seus quadros, resolve implantar pólos de iniciação ao rugby na cidade. São criadas 3 frentes de atuação em locais distintos, visando abranger uma maior área da cidade, dentro das possibilidades do clube. Os pólo criados são: O de São Francisco, de Icaraí e o da região oceânica (Piratininga).

    Efetivamente, estes núcleos iniciam suas atividades em março do ano seguinte (2002) e no decorrer daquele ano se deparam com diferentes estágios de evolução e condução. A idéia inicial era a de realizar palestras nos colégios próximos aos pólos, com o intuito de arregimentar adeptos ao rugby, no entanto no núcleo São Francisco, tal estratégia não logrou êxito, por isto o professor Carlos Sigmaringa, responsável pelo pólo, convidou alguns garotos que passavam pela praia a tomar parte do núcleo, no que foi prontamente atendido por Vitor Lemos, um rapaz de 12 anos, morador de Charitas, que se incumbiu de chamar outros, e em menos de dois meses, o grupo já somava mais de 40 alunos de 07 a 17 anos de idade.
   Além de Carlos, outros também ajudaram no crescimento do pólo de São Francisco: Beatriz "Baby" Futuro, Elisa Breder, Rafael "Tchubaca" e Eduardo "Motoboy" Leitão.
   No fim daquele ano os pólos terminaram, o de Icaraí foi incorporado ao juvenil do NITERÓI, mas os garotos de São francisco, devido a distância não são aproveitados no treino do clube. Por este motivo, passam 2003  sem RUGBY, até que por intermédio de uma idéia surgida logo após o torneio de seven comemorativo dos 30 anos do NITERÓI RUGBY, Carlos e mais 3 garotos (Vitor Lemos, Jorge Nogueira e Tiago Santos), reiniciam os treinos, do outrora pólo de São Francisco e agora VILA REAL RUGBY FC, no dia 13 de dezembro, dando inicio a uma nova história... 

 

 

Nome: VILA REAL

    Niterói (a cidade) surgiu como o povoado de São Lourenço dos Índios. Depois, ela se estendeu e ficou sendo a Praia Grande. A rigor, essa Praia Grande se estendia do Gragoatá até a Ponta da Armação, na Ponta D'Areia. Quando ganhou este nome, já era intenso o movimento de gente da corte vindo para Niterói. Inclusive com visitas constantes de Dom João VI. Ele tinha uma doença de pele que sofria sensíveis melhoras ao tomar banhos de mar na Praia de São Domingos. Deram para ele, neste bairro, um casarão de três andares que perdurou, mais ou menos, até 1908. Pela tradição da época toda vez que o rei dormia em uma região, ela passava a ser chamada de real. Então, a cidade ganhou o título de Vila Real da Praia Grande. Por sinal Dom João VI gostava muito de Niterói e a projetava bastante.
  Trecho de entrevista do jornalista e historiador Luís Antônio Pimentel à Pedro Argemiro e Webber Lopes