Make your own free website on Tripod.com

....

3 - NÚMERO DE JOGADORES, TROCA E SUBSTITUIÇÃO DE JOGADORES

Principal
Página nova
O clube
Equipes
Agenda 2005
Foto galeria
Terceiro Tempo
Links
Estadual de 10 a side - ADULTO 2005
Brasileiro Juvenil 2005
Wheelchair Rugby
Apoio & Patrocínio
Contatos
Livro de visitas




                                         
                                 | Lei 2 | índice geral | Lei 4 |


Lei 3 - NÚMERO DE JOGADORES, TROCA E SUBSTITUIÇÃO DE JOGADORES


Número de Jogadores em uma Equipe

_____(1) - Uma equipe deverá incluír:

(a) não mais de quinze jogadores na área de jogo.

(b) um número de jogadores para trocas e subtituíções tal como o estabelecem as Leis do Jogo.

_____(2) - Quando uma União autorize partidas com menos de quinze jogadores por equipe, as Leis do Jogo devem aplicar-se, exceto que não debe haver menos de três jogadores no scrum em nenhum momento.

_____Nota (I) - As partidas de Seven a Side estão regulamentadas nas Especificações ás Leis para este tipo de partidas.

_____(3) - Qualquer objeção por parte de qualquer das duas equipes a respeito do número de jogadores, pode fazer-se ao árbitro em qualquer momento, porém a objeção não afetará o placar obtido previamente.

Determinação de jogadores para troca/substituição

_____(4) - Em partidas internacionais uma União pode determinar até sete trocas/substitutos.

_____Para outras partidas o número de trocas/substitutos é responsabilidade da União com jurisdição sobre a partida sempre que cumpra as Leis do jogo.

Jogadores selecionados e trocas/substitutos de uma equipe

_____(5) - Todos as equipes devem incluír jogadores treinados apropriadamente com experiência como se indica abaixo:

(a) Se uma equipe seleciona 16, 17 ou 18 jogadores, deve ter pelo menos quatro jogadores que possam jogar nas posições de primeira linha.

(b) Se uma equipe seleciona 19, 20, 21 ou 22 jogadores, deve ter pelo menos cinco jogadores que possam jogar nas posições de primeira linha.

Especificação para M19 até M15
Adicionar à Seção (5) o que se segue:

(c) Se uma equipe seleciona 22 jogadores, deve ter pelo menos seis jogadores que possam jogar nas posições de primeira linha, e cada posição de: pilar esquerdo, hooker e pilar direito deverá ter o seu correspondente substituto.

(d) Se uma equipe seleciona mais de 22 jogadores, deve ter seis jogadores que possam jogar nas posições de primeira linha, de modo que cada posição de: pilar esquerdo, hooker e pilar direito tenha o seu correspondente substituto, e deve ter três jogadores que possam jogar como segunda linha.

Troca de Jogadores Lesionados

_____(6) - Um jogador lesionado não deve continuar na partida e deve ser substituído como se especifíca abaixo:

(a) Um jogador que sofre de uma ferida aberta ou sangrenta, deve deixar a área de jogo até que o sangue seja controlado e a ferida seja coberta ou enfaixada; ou jogador pode ser substituído temporariamente, porém, se não estiver em condições de retornar ao jogo a troca se converte em definitiva.

(b) Em caso de qualquer outro tipo de lesão, se o árbitro é avisado por um médico ou outra pessoa idónea no campo médico, ou por qualquer outra razão considera que um jogador está tão lesionado que pode ser perjudicial para ele continuar, o árbitro deve requerer ao jogador que abandone o área de jogo. Com este propósito o árbitro pode também requerer ao jogador que abandone o campo para ser examinado.

_____(7) - Um jogador lesionado que tenha sido substituído de forma definitiva não deve voltar a jogar na partida.

_____(8) - A troca de um jogador lesionado deve fazer-se sob as seguintes recomendações:

(a) nas partidas em que jogue uma equipe representante nacional, sómente com a opinião de um médico.

(b) nas outras partidas por uma pessoa idônea no campo médico, ou se não se encontra uma pessoa idônea no campo médico, por solicitação do capitão ao árbitro.

_____(9) - A troca de um jogador lesionado se efetuará somente quando a bola esteja morta e com permisão do árbitro. O árbitro não permitirá o reingresso de um jogador enquanto a bola não esteja morta.

Jogadores Substituídos

_____(10) - Podem-se substituir por qualquer motivo até dois jogadores da primeira linha e até cinco jogadores de qualquer outra posição, somente quando a bola está morta e com a permissão do árbitro.

.

___(11) - Um jogador que tenha sido substituído não deve voltar a jogar na partida exceto para substituir um jogador que tenha uma ferida aberta ou sangrenta, ou a um jogador da primeira linha lesionado, suspendido temporariamente, ou expulso, sempre que o substituto seja um jogador treinado apropriadamente e com experiência para ocupar este posto.


Circunstâncias especiais

.

___(12) - No caso de um jogador da primeira linha ser suspendido temporariamente ou expulso, o árbitro consultará o capitão da sua equipe para determinar se há disponível outro jogador treinado apropriadamente e com experiência para ocupar este posto; senão, o capitão deverá escolher outro jogador para deixar o área de jogo, e o árbitro deverá permitir que um forward da primeira linha suplente, ou substituído o substítua. Isto pode suceder-se imediatamente, ou após de ter sido testado outro jogador nessa posição.


___Quando não se disponha de outro forward da primeira linha como consequência de jogadores expulsos ou lesionados, ou ambos, então a partida continuará com scrums sem oposição, que são iguais aos scrums normais, exceto que:
* não se disputa a bola;
* a equipe que coloca a bola deve obtê-la;
* não se permite a nenhuma equipe empurrar;
* a formação de ambas equipes deve ser 3-4-1;
__* se a uma equipe falta 1 jogador, a sua equipe deve formar 3-4;
__* se a uma equipe faltam 2 jogadores, a sua equipe deve formar 3-2-1;
__* se a uma equipe faltam 3 jogadores, a sua equipe deve formar 3-2.

Especificação para M19 até M15
Agregar à Seção anterior o que se segue:

(13) - Os jogadores que tenham sido substituídos podem substituir um jogador lesionado.

Chama-se à atenção sobre a Resolução 5.5 da International Rugby Board que establece que "um jogador que tenha sofrido uma séria concussão não deve participar em nenhuma partida ou treinamento por um período não inferior a três semanas contadas desde o momento do golpe, e a seu retorno à atividade estará sujeito a um exame neurológico apropiado.


                                                 | Lei 2 | índice geral | Lei 4 |
              

                                                            

VILA REAL RUGBY FC  - NITERÓI  RJ -